Caravana das artes na Amazônia

Giba Conceição 05/06/2015
Compartilhe:

Uma expedição de vinte dias no estado do Amazonas envolve toda a equipe da Caravana das Artes e da Caravana do Esporte. No próximo dia 14 de agosto, professores de educação física do Instituto Esporte Educação, professores de música e dança do Instituto Mpumalanga, a equipe de produção e documentário dos projetos desembarcam em Porto Velho, a capital do estado de Rondônia. A missão é atravessar os últimos 400 quilômetros da BR-230, a conhecida rodovia Transamazônica. O destino é Lábrea, município amazonense escolhido para receber a Caravana no próximo mês, e o desafio tem dimensões tão vastas quanto o estado do norte do país.

 

Uma comitiva com seis carros levará a equipe, liderada pela experiência e parceria entre Alberto Fadigatti, campeão mundial de rally, e Adriana Saldanha, jornalista, diretora geral das Caravanas Esporte e Artes e campeã do Rally dos Sertões. Eles seguirão com o carro nomeado “Fauna Brasileira”. Os veículos são próprios para superar as dificuldades do trecho da estrada de terra da BR-230, a conhecida Transamazônica, e receberam apelidos de animais nativos da Floresta Amazônica. Irão cruzar a rodovia as equipes Jacaré, Boto, Tatu e Sucuri, todos sob os comandos e orientações da Fauna Brasileira.

 

caravana-das-artes

“A Transamazônica é uma estrada desenvolvida no período militar, que sofre as intempéries climáticas e carece de manutenção ao longo de todos esses anos. É uma estrada inóspita, no coração da Amazônia, onde exige tanto do homem, quanto da máquina. A nossa equipe vai enfrentar uma região difícil, de clima instável, onde a umidade do ar é muito alta. Porém o homem é moldado para enfrentar as mais diversas situações. Essa viagem será a experiência mais marcante da minha vida e provavelmente a melhor delas”, conta Alberto Fadigatti. O município de Lábrea nos espera no dia 15 de agosto para iniciar os procedimentos da articulação com a prefeitura e montagem da arena formada por oito mini estações de esporte, duas tendas de atividades de música e dança, um cinema e a Fúxia, espaço que recebe o espetáculo da Caravana com a participação confirmada da cantora Mariene de Castro. “Para nós é uma grande satisfação receber a Caravana das Artes e a Caravana do Esporte no nosso município. A grande maioria das crianças de Lábrea são de famílias de agricultores, extrativistas e seringueiros, são pessoas muito humildes. A população está dividida em zona rural e sede, indígena e não indígena.

 

Lábrea é o sétimo maior município do estado em extensão territorial, com 68 mil quilômetros quadrados, por isso há comunidades muito distantes e isoladas. Para nossa sorte, há harmonia e respeito entre os moradores. A chegada dos projetos será uma grande oportunidade de reunir a diversidade étnica do nosso povo em um mesmo lugar”, comenta o prefeito de Lábrea, Evaldo de Sousa. Uma das características da região é a forte presença da cultura indígena, por isso nossa expedição também vai conhecer comunidades distantes da sede da cidade e levar a metodologia de esporte e artes educacionais para diferentes povos indígenas. O objetivo é atender o maior número de crianças e capacitar professores com a tecnologia desenvolvida pelos institutos Esporte Educação e Mpumalanga.

 

“Em Lábrea, pelas longas distâncias, vamos desenvolver ações pontuais em determinada aldeias. O intercâmbio com os professores da Caravana e a comunidade indígena será um momento de troca de conhecimento para ambos os lados. Nossa identidade está no jeito, na cultura e nos saberes do povo indígena”, explica Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas das Artes e do Esporte. A expectativa para a realização da expedição é grande. Existe um trabalho intenso no nosso dia a dia para a organização da logística da viagem, de pesquisas sobre as características da região, entrevistas com antropólogos e instituições envolvidas no atendimento às comunidades indígenas de Lábrea, além da mobilização com as secretarias e escolas do município. Engajar e apoderar são as primeiras etapas de um dos maiores desafios da Caravana em missão no Amazonas.

 

O maior tempo de viagem já mobiliza os participantes da Caravana, porém, Lábrea certamente trará muitas outras singularidades. Não é por menos, o clima expedicionário nos envolve. Entre ansiedade e empolgação, levamos na bagagem o sentimento democratização da educação. É ele que nos acompanha e serve de alento em tantas outras partidas.

 

Fonte: http://caravanaesporteartes.com.br